A origem dos Círculos de Leitura remonta a uma pesquisa de campo realizada pelo Instituto Braudel nas escolas públicas da periferia da Grande São Paulo na década de 1990. Além de detectar a ausência da prática da leitura, debate e reflexão na sala de aula, a investigação constatou que, em grande medida, os altos níveis de violência estavam associados à falta de perspectiva dos jovens.
O primeiro grupo dos Círculos de Leitura aconteceu na Escola Municipal de Conforja, em Diadema, cidade que então apresentava os maiores índices de violência no estado de São Paulo. Desde então, o projeto vem ampliando sua parceria com escolas da rede pública dos estados de São Paulo e Ceará. Em 2022, cerca de 50 mil jovens participaram do programa.
Há 23 anos, o Círculos de Leitura apoia jovens no desenvolvimento integral de sua identidade e visão crítica, tornando-os capazes de pensar de maneira autêntica e independente. A leitura e debate em grupo criam um espaço para adolescentes que querem compartilhar experiências e ampliar o universo de conhecimento por meio das palavras e do vínculo com o outro. Inspirado nos conceitos de Fernand Braudel, o Círculos de Leitura busca transformar a sociedade em nível estrutural, cultivando e estimulando a mente das futuras gerações.