Instituto

Fundado em 1987 por um grupo de jornalistas, economistas, empresários e políticos, liderados pelo jornalista americano Norman Gall, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial tem como propósito pensar soluções para os desafios institucionais do Brasil e seu papel no mundo. Com mais de três décadas de história, é um dos think tanks mais prestigiados do país.

Homenageando o historiador francês Fernand Braudel, líder da Escola dos Annales, o Instituto trata dos principais desafios brasileiros sob o olhar dessa escola historiográfica: de maneira holística e estrutural, observando não apenas os fatos políticos e seus personagens, mas buscando compreender a sociedade de maneira profunda, por meio da cultura, dos anseios da sociedade e das transformações institucionais

O Instituto se destacou pela excelência na condução de debates sobre economia, violência, urbanismo, educação, cultura e democracia, tendo organizado centenas de seminários e publicado dezenas de edições do seu reconhecido jornal de pesquisa e opinião: os Braudel Papers. As contribuições do Instituto influenciaram inúmeras políticas públicas em diversas áreas.